sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cozinha Eslovaca


Carne bovina, suína e de aves são a principal carne consumida na Eslováquia. Carne de porco é a mais popular e entre as galinhas de frango. Menos comuns são as de cordeiro, ganso, pato, peru ou carne de veado. Batatas, farinha de trigo, vaca e queijo de ovelha, repolho, cebola e alho são a base da alimentação tradicional, na Eslováquia. O arroz é importado e amplamente utilizado na cozinha moderna. Outros ingredientes utilizados são feijão, milho, lentilhas e outros legumes. Um monte de frutas como maçãs, pêras, pêssegos, damascos, cerejas, ameixas, uvas, laranjas, kiwi, toranja, pão etc bananas é muito importante na nutrição. Eslovacos tê-lo no café da manhã e muitas vezes com o jantar.



Alguns pratos da Eslováquia:

- Halusky é uma variedade tradicional de espessura, macarrão mole ou bolinhos. Theyre feito de farinha de trigo e ou as batatas.

- Bryndzové Halusky um dos pratos nacionais da Eslováquia. Estes são feitos bolinhos de batata com queijo de ovelha e freqüentemente salpicado com pedaços cozidos de toucinho defumado ou bacon.

- Strapacky semelhante ao prato anterior, exceto que em vez de chucrute queijo de ovelha cozida é usada.

- Pierogi são bolinhos cozidos de massa ázimos recheados com vários ingredientes que podem incluir purê de batatas, queijo, repolho, chucrute, carne, cogumelos etc

- Kaputnica uma sopa feita com chucrute e presunto ou salsicha.

- A especialidade é Treska uma salada fria feita de bacalhau, maionese e alguns legumes.

- Um típico aperitivo da Eslováquia é o sunkova rolka s chrenovou penou, uma fatia de presunto recheado com creme de raiz forte sabor. Também são comuns Bryndza queijo (um queijo de ovelha) aperitivos em massa folhada ou aromatizado com páprica e servido com pão.

Goulash (eslovaco)

3 libras. carne de porco ou de vitela, sm cortado em cubos.

12 batatas em cubos sm.

2 lg. cebola, sm cortado em cubos.

1 1/2 colher de sopa. páprica

Sal e pimenta

6 lg. cenouras em cubos sm.

Em panela grande, refogue as cebolas até dourar. Adicione o colorau e misture bem. Adicione a carne e refogue até dourar. Tempere com sal e pimenta. Assista - não queime. Adicione a cenoura e misture. Cubra com água e cozinhe por 15 minutos.

Adicionar batatas e mais de sal e pimenta, se desejado. Misturar. Adicionar mais para cobrir. Novamente ferver 30-45 minutos até que as batatas, cenouras e carne são macios quando furado com um garfo. Coma com pão de centeio e manteiga.

Halusky (bolinhos eslovacos e repolho)

2 med. batatas

1 colher de chá. sal

1 ovo

Cerca de 2 c. farinha

Rale as batatas descascadas; adicione o ovo, o sal ea farinha. Misture bem. Se a massa é demasiado rígido, adicionar um pouco de água (1/4 copo ou menos). Gota pequenas porções de 1/4 a 1/2 colher de chá da ponta da colher em água a ferver. Cozinhe a partir de 7 a 10 minutos. Escorra. Enxágüe com água fria. Sirva com couve frita.

REPOLHO FRIED:

1 repolho, picado

1 sm. cebola picada

Crisco

Sal

Páprica

Brown cebola em gordura ou Crisco. Adicione o repolho com sal e colorau. Frite lentamente coberto até dourar, cerca de 20 a 30 minutos. Adicionar bolinhos e misture bem. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário